Imagem capa - Qual Melhor Época do Ano Para Casar? por Lapa Foto Studio
Dicas de casamento

Qual Melhor Época do Ano Para Casar?

Muitos casais ficam em dúvida a respeito da melhor época do ano para realizar a cerimônia de casamento. Seja uma data especial, como aniversário de namoro ou noivado, seja um dia importante para a família ou uma data comemorativa, como dia dos namorados, a escolha do dia do casamento é sempre uma tarefa difícil. 



Existem muitos fatores que pesam na escolha da melhor data para o casamento. Calor, frio, chuva, flores da estação... Nesse post vamos avaliar os prós e contras de cada mês do ano, para que vocês possam fazer a escolha certa.



--> Confira nesse post as 10 fotos que não podem faltar no seu álbum de casamento.
--> Confira nesse post Os 6 melhores lugares para pré wedding no Rio de Janeiro.








JANEIRO


Esse é um dos meses menos procurado para casamentos, por conta das festas de fim de ano e férias. Por conta disso, torna-se um mês mais fácil para agendar com igrejas e casas de festas. As datas ficam mais livres.


É possível que você consiga alguns descontos com fornecedores, por ser uma época menos procurada para casamentos. Como estamos no verão, os dias mais longos são ideais para os noivos que querem uma cerimônia no fim de tarde, com pôr do sol. Tome cuidado com o calor excessivo. Mesmo que sua cerimônia seja em área externa, é bom procurar uma casa de festas que ofereça ar condicionado no espaço da recepção, para evitar maiores transtornos.


Programe sua lua de mel com antecedência, pois nesse mês os pacotes de viagem estarão mais caros e os lugares mais cheios.



FEVEREIRO


Nesse mês a procura por festas de casamento continua baixa. Veja a data correta do Carnaval, para não coincidir com seu evento e garantir a presença de todos os convidados, além de garantir que sua lua de mel não será no meio da multidão. 


A decoração fica por conta das flores tropicais dessa estação. Será preciso cuidado redobrado com cerimônias ao ar livre, pois é uma época de chuvas fortes e inesperadas. Um plano B será muito bem vindo.



MARÇO


A procura pela data do casamento já aumenta. Alguns fornecedores começam a ficar com a agenda ocupada. Decoração com orquídeas é o ponto alto desse mês.


Já está um pouco mais fresco, mas ainda é verão. Cerimônias ao ar livre são constantes nessa época, mas, assim como em fevereiro, será preciso um plano B para casos de chuvas fortes e inesperadas. 


Sua lua de mel será bem mais tranquila e econômica, já que o período de alta temporada acabou.










ABRIL


Considerado hoje o melhor mês para casar por muitos especialistas do mercado de casamento. O calor excessivo já foi embora, o clima fica mais fresco, com menos chuva. É a época ideal para cerimônia ao ar livre


A concorrência por datas fica bem mais alta que nos meses anteriores. Caso resolva por esse mês, escolha os fornecedores com antecedência. É possível que você gaste um pouco mais para casar nesse mês.



MAIO


Historicamente conhecido como "mês das noivas", hoje em dia é menos escolhido para cerimônias de casamento. As flores ficam muito mais caras. Os espaços para casamento também. Muitas igrejas tem lista de espera de até um ano para datas em Maio.


A maior vantagem de casar em maio fica por conta da lua de mel. Gasta-se mais no casamento, mas dá para economizar uma boa grana com a viagem, pois é período de baixa temporada, possibilitando os noivos de conhecerem lugares novos e diferentes.


Fique de olho no final de semana do dia das mães. Essa data pode acabar esvaziando um pouco seu casamento.



JUNHO


É o mês dos namorados! As flores da estação são as tulipas. Com o friozinho chegando, será necessário pensar num modelo de vestido de noiva adequado, principalmente se a cerimônia for ao ar livre. Não há muita concorrência na agenda dos fornecedores neste mês, o que é bom para conseguir bons preços.


Escolha um lugar romântico para lua de mel! Nada melhor que passar a lua de mel agarradinho, embaixo das cobertas.









JULHO


O frio chegou de vez! As flores mais utilizadas para decoração são hortênsias, copo de leite e tulipas. Este mês não é muito procurado por conta do frio e das férias, portanto, boa oportunidade de conseguir bons preços com os fornecedores.


Os convidados se vestem com mais elegância para os casamentos no frio. As comidas podem ser mais fortes e saborosas.


Programe sua lua de mel com antecedência. Como este é um mês de férias, os destinos são bastante procurados e ficam mais caros.



AGOSTO


Existe uma superstição antiga de que agosto seria o "mês do desgosto". Na verdade, apesar de ainda não ser um mês muito concorrido, nos últimos anos muitos casais estão escolhendo este mês para o casamento, muito por conta dos melhores preços.


Na decoração desse mês, destaque para o copo de leite, que estará no seu auge. Alguns lírios também aparecem, colorindo as cerimônias de casamento.



SETEMBRO


É o novo "mês das noivas"! Setembro chega com tudo no calendário de casamentos, aumentando a procura ano após ano. Está cada vez mais difícil achar datas disponíveis com fornecedores neste mês. As decorações ficam lindas, por conta da chegada da primavera. Muitas possibilidades de flores e cores para trabalhar com a decoração neste mês.


Por causa do clima, nem muito quente, nem muito frio, torna-se o mês ideal para cerimônias ao ar livre.








OUTUBRO


Assim como em setembro, o mês de outubro é muito procurado pelos casais, o que torna a agenda de muitos fornecedores concorrida também nesse mês. A primavera está no auge. As decoradoras podem abusar da delicadeza e cores das flores. Neste mês os lírios estão na sua melhor época.


Este é um mês com poucas chuvas, o que permite também cerimônias ao ar livre.


É um mês ótimo para viajar em lua de mel. Os preços estão mais baixos e os lugares mais vazios.



NOVEMBRO


Este é o mês das lavandas! Suas cores e cheiros deixam as cerimônias de casamento muito bonitas. Fique de olho nos feriados desse mês, pois eles podem diminuir a presença de convidados à sua festa.


Por ser um mês mais quente, tome cuidado com cerimônias ao ar livre. Além do forte calor, podem ocorrer chuvas inesperadas.


Sua lua de mel já começa a ficar um pouco mais cara que nos meses anteriores. Em contrapartida, muitos casais recebem a primeira parcela do décimo terceiro neste mês, o que pode dar um fôlego a mais na reta final de preparação para o grande dia e para a lua de mel.



DEZEMBRO


É um mês muito requisitado para cerimônias de casamento, principalmente a primeira quinzena. Apesar das rosas serem produzidas o ano inteiro, nesse mês elas estão especialmente lindas. 


Será preciso um cuidado extra com o calor excessivo e grande possibilidade de chuvas. Procure opções para refrescar os noivos e os convidados durante a cerimônia, como a distribuição de leques, por exemplo. 


Atenção com a lua de mel, principalmente se a viagem for para o nordeste. A alta temporada eleva demais os preços, além de deixar os destinos mais cheios.








Com essas dicas, vocês podem escolher a melhor data para a cerimônia de casamento.




                                                             



Curtiu essa dicas? Então se inscreva em nossa lista de e-mails e receba dicas semanais sobre o mercado de casamentos!







loading...